Mas o que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?
Psicóloga Mônica Alegre


A Terapia Cognitivo-Comportamental, popularmente chamada de TCC, é uma abordagem terapêutica eficaz, embasada cientificamente, que busca entender a relação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos. A TCC se baseia na ideia de que nossos pensamentos influenciam nossas emoções e ações. Portanto, quando esses pensamentos são negativos ou distorcidos, eles podem levar a comportamentos e emoções prejudiciais.
Isso ocorre porque todos nós, sem exceção, possuímos crenças e percepções sobre nós mesmos, os outros e o futuro. Essas crenças podem ser adaptativas ou desadaptativas. As crenças desadaptativas podem ser desencadeadas por certas situações, levando a pensamentos como: "ninguém se importa comigo", "nada dá certo na minha vida" ou "as coisas nunca mudam", resultando em comportamentos que podem afetar negativamente a saúde de modo geral.
Durante a terapia, o paciente aprende a identificar e desafiar esses pensamentos automáticos negativos, substituindo-os por alternativas mais realistas e equilibradas. Ao mudar a forma de pensar, é possível modificar também as emoções e comportamentos, resultando em uma melhoria no bem-estar geral.
A TCC é uma abordagem prática e eficaz, usada para tratar transtornos como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, estresse pós-traumático, entre muitos outros. Assim ajudando o paciente a se tornar mais autossuficiente, ensinando habilidades para enfrentar desafios futuros. Ao modificar padrões de pensamento, promove mudanças duradouras no comportamento e nas emoções, contribuindo para uma vida mais equilibrada e satisfatória.